Unidades realizam ações de prevenção ao câncer de mama

Com o objetivo de orientar e esclarecer dúvidas da população, as unidades de saúde de Cajamar realizam ações especiais no Outubro Rosa, mês da campanha de prevenção ao câncer de mama.

Na terça-feira (9), o Departamento de Vigilância em Saúde reuniu as mulheres das equipes. “Nós nos preocupamos com os pacientes, mas muitas vezes nos esquecemos de cuidar da nossa própria saúde”, disse a enfermeira Elizabeth Monteiro, que conduziu a palestra, juntamente, com o enfermeiro Marcos Bigardi.

No mesmo dia, a UPA de Jordanésia (Unidade de Pronto Atendimento) realizou atividades com demonstração de produtos de beleza, distribuiu material educativos e lacinhos rosas.

Na UBS de Jardanésia, os pacientes também participam de palestras e recebem orientação dos profissionais de enfermagem e de psicologia.

O Outubro Rosa é uma campanha internacional que acontece desde a década de 90, a fim de estimular a participação da sociedade no controle do câncer de mama, contribuindo para a redução da mortalidade.

Programação
Hospital Municipal de Cajamar – de 15 a 19 – Haverá uma tenda para orientação e explicação sobre o câncer de mama e qualidade de vida, atendimento com psicólogos, fonoaudiólogos e equipe de nutrição.

Caminhada contra o Câncer de Mama, – Dia 20 (Sábado) a partir das 8h – Saída do Núcleo do Idoso de Cajamar (NIC), Avenida Tenente Marques, nº 3.419, às 8h, com destino ao Estádio Municipal Antônio Fachina (Campo de Futebol do Polvilho). Haverá zumba, tenda com dia da beleza, entre outras atividades. Também no dia 20/10 as unidades de saúde do Polvilho e do Jordanésia estarão realizando mutirão de Papanicolau e no Polvilho haverá mutirão de mamografia, com o público alvo acima de 45 anos. As unidades também terão dia da beleza, maquiagem, cabeleireiros e limpeza de pele.

UBS Polvilho – De 22 a 26 – Semana com palestras, rodas de conversa, planejamento familiar, entre outras atividades com as equipes de saúde.