spot_img
spot_img

Sinal analógico é desligado em Cajamar e região

spot_img

Title image box

Add an Introductory Description to make your audience curious by simply setting an Excerpt on this section

spot_img
spot_img

A partir de hoje (29), o sinal analógico de televisão será totalmente desligado em São Paulo e em mais 38 municípios da região metropolitana. O sinal só estará disponível no formato digital e, para sintonizar os canais de TV abertos, será preciso instalar uma antena digital e um conversor se o aparelho não for digital.

Ontem (28), o Grupo de implantação da TV Digital (Gired) informou que as condições para o desligamento analógico em São Paulo foram atendidas. Segundo pesquisa feita pelo Ibope, 92% dos domicílios da região metropolitana estarão aptos a receber o sinal digital da TV aberta quando ocorrer o desligamento das transmissões analógicas.

Com o fim das transmissões analógicas, a previsão é de que o índice da população coberta por algum tipo de sistema de recepção de sinal de TV será de 95%. Isso inclui, por exemplo, os domicílios que têm TV parabólica.

Para Antônio Marteletto, presidente da Seja Digital, entidade responsável pela transição da TV aberta analógica para a nova fase, a expectativa é de que em alguns dias o percentual chegue a 100% da população. Ele espera que a digitalização em São Paulo sirva para impulsionar o processo no restante do país, pela importância da cidade.

SINAL DIGITAL FRACO EM CAJAMAR

Apesar do encerramento do sinal analógico de TV na Grande São Paulo (dia 29), diversos bairros de Cajamar (Região Norte) ainda sofrem com a ausência do sinal digital. Foi o que apurou o Cajamar Notícias durante testes realizados em todo o município. Segundo dados levantados por nossa equipe, a intensidade do sinal digital varia muito de bairro para barro; Por exemplo:

Em um dia de testes, averiguamos que a intensidade de sinal é maior no distrito do Polvilho, porém, muito ruim em áreas de Jordanésia e Ponunduva. Veja:

Distrito de Jordanésia:

Sinal Ruim: Parque São Roberto I, Santa Terezinha (Parte baixa), Vila do D.E.R, Vila Abrão, São Benedito (km 43), Jardim Holanda.  

Sinal Intermediário: Jardim Penteado, Parque São Roberto II, Residencial Jordanésia, Gato Preto, Distrito Industrial.

Sinal bom: Conjunto Maria Luiza, Condomínio Scorpions, Vila das Américas, Vila União, Jordanésia (Região do Boiodromo), Morro da Francesa, Jardim São João.

Distrito do Polvilho:

Sinal Ruim: Jurupari, Servidão, Jardim Santana, Jardim Adelaide.

Sinal Intermediário: Alpes, Polvilho (Região próximo ao Ginásio), Parque Paraíso (Parte baixa), São Luiz, Jardim Carolina, Portal dos Ipês III, Guaturinho (Parte baixa).  

Sinal bom: Panorama (Parte alta), Jardim Muriano, Parque Paraíso, Parque Maria Aparecida, Portal dos Ipês I e II, Bosque do Sol, Guaturinho (Parte alta).

Centro:

Sinal Ruim: Olaria, Cimiga, água Fria.

Sinal Intermediário: Vila Nova, Acampamento Florim, Lavrinha.

Sinal Bom: Nenhuma região de Cajamar-Centro foi definida como sinal bom (sintonizando a maioria dos canais).

Ponunduva:

Em testes realizados na região do Ponunduva, foram constatados a ausência do sinal digital em praticamente todos os bairros, excetos regiões altas onde é possível sintonizar alguns canais, porém com antena externa e amplificada.

SOLUÇÃO

Em contato com a “Seja Digital”, empresa responsável pela divulgação do fim da transmissão do sinal analógico e da distribuição dos “kits” de antena e conversor, uma das soluções adotadas pelas emissoras de TV, como parte do processo, é a instalação de amplificadores de sinal digital por toda a região, o que deve ser feitas pelas emissoras gradualmente em diversas cidades da Grande São Paulo onde ainda há sombra de sinal. Apesar da promessa de instalação de amplificadores, nenhuma data para tal ação foi definida.

Segundo informações da coluna Ricardo Feltrin do UOL, Globo, Record, SBT, Band e RedeTV passaram os últimos meses instalando por toda a Grande São Paulo enormes “reforçadores” ou amplificadores de seus sinais digitais, porém, em Cajamar nenhum reforçador foi instalado. 

Atualmente o sinal digital na cidade chega através de antenas do Pico do Jaragua, Avenida Paulista e Alto de Pinheiros, na capital.   

Texto: Fernando Crus

 

Compartilhe

Outras notícias

GCM Cajamar prende homem que batia e mantinha esposa em cárcere

A Guarda Civil Municipal de Cajamar prendeu nesta quinta-feira (28) J.F.M. da Silva (foto)....

32 mil Ovos de Páscoa estão sendo entregues em Santana de Parnaíba

A Prefeitura de Santana de Parnaíba realiza a entrega de 32 mil Ovos de...

Gráfica Oceano abre vagas em Cajamar para Ajudante Geral

A Gráfica Oceano está com vagas em Cajamar para o cargo de Ajudante Geral....