Santana de Parnaíba tem 2° menor índice de mortes violentas do Brasil

O município é o segundo com menos homicídios, latrocínios e lesão corporal seguido por morte de acordo com o Ranking de Competitividade dos Municípios e a segunda mais segura do Estado de acordo com o Connected Smart Cities 2020.

Santana de Parnaíba é a segunda cidade com menos homicídios em todo o Brasil entre as cidades de 100.000 a 149.999 mil habitantes (grupo 2), é o que apontam os dados do Ranking de Competitividade dos Municípios, do Centro de Liderança Pública – CLP.

De acordo com as informações da dimensão “sociedade”, no pilar “segurança”, a cidade aparece em destaque no cenário nacional e no indicador “mortes violentas intencionais”, que avalia a incidência de delitos como homicídio doloso, lesão corporal seguida por morte e latrocínio (roubo seguido por morte), o município é o segundo com o melhores índices entre as cidades do grupo 2 com pontuação de 96,79, ficando atrás apenas de Botucatu 97,59. Avaliando-se o panorama geral, sem as classificações por números de habitantes, Parnaíba é 9ª colocada na esfera nacional e 8ª no contexto estadual, nesse mesmo indicador.

Outro indicador em que os números da cidade chamam atenção positivamente é “Mortalidade de jovens por razão de segurança”, onde a pontuação é de 97,33, garantindo ao município a 7ª colocação nacional.

O indicador avalia os óbitos de pessoas de 15 a 29 anos por causas ligadas à questão da segurança, levando em conta a população estimada de jovens por 100 mil habitantes.

Ainda cabe destaque ao critério “mortalidade nos transportes”, que mede o número de acidentes fatais envolvendo veículos e
levando em conta o número populacional, onde Santana ocupa 28º lugar, com 94,12.

Além dos parâmetros citados, compõem o pilar da segurança outros dois indicativos “morbidade nos transportes” e “Mortes por causas indeterminadas”, onde apesar de ter boa pontuação a cidade ocupa posições intermediárias, com nota de 87,45 e 96,46 e nas posições 68 e 60, respectivamente, dentro do grupo 2.

Para chegar aos resultados foram utilizadas a apuração de informações de fontes como o Datasus e Inep, sendo adotado o critério min-max de normalização, onde as pontuações mais próximas de 100 são consideradas melhores qualitativamente e as mais próximas de 0 piores.

De maneira geral, no pilar Segurança, o município aparece na 10ª colocação no país e no 5º lugar entre as cidades do grupo 2. No levantamento do Connected Smart Cities 2020 Santana de Parnaíba foi considerada a cidade mais segura do Estado com uma nota de 3,506, a frente de municípios como Ubatuba e Itú.

Estes dados reforçam a marca do município como referência nacional no desenvolvimento de políticas públicas de segurança efetivas.

Comente essa matéria com o Facebook: