Santana de Parnaíba realiza 1º Festival de Robótica da rede pública no Brasil

No sábado (30/11), no Ville Sport Shows, aconteceu a 1ª edição do Festival de Robótica de Santana de Parnaíba, que foi o primeiro evento voltado para a rede pública de ensino no Brasil. 

Promovido pela Secretaria de Educação da prefeitura, em parceria com a iniciativa privada, o evento contou com a presença dos alunos dos ensinos fundamentais I e II dos 14 colégios municipais onde são ministradas as aulas de robótica.

O aluno do Colégio Abelardo Marques, Mateus Carvalho, comenta que se desenvolveu bastante com o conteúdo das aulas. “Eu acho muito legal as aulas de robótica, pois a gente aprende como usar a tecnologia e a importância do trabalho em equipe”, falou.

“A educação para o aluno de hoje tem que ser motivadora e divertida, por isso acredito que os alunos de Santana de Parnaíba são privilegiados, não só pela robótica, mas por toda a estrutura que a cidade dispõe na área da educação”, disse Daniel Lorenti, CEO da ViaMaker Education, empresa de tecnologia educacional.

O objetivo do festival é fazer com que os alunos aplicassem todo o conhecimento adquirido durante as aulas no desenvolvimento de projetos baseados no tema “Santana de Parnaíba, Cidade do Futuro”. Os alunos receberam medalhas de participação e os campeões do Festival foram os colégios Álvaro Ribeiro (Fundamental I) e Manoel Jacob (Fundamental II) que receberam o Troféu Astromaker como os melhores projetos de robótica do município.

O Prefeito Elvis Cezar, falou sobre os benefícios da disciplina na grade escolar: “A implementação da robótica no Ensino Fundamental é um projeto pioneiro na nossa região, que gera acesso a tecnologia melhora o raciocínio lógico e o foco, ou seja, trazendo o que há de melhor para os nossos alunos”, finalizou.