Quinto mais votado para vereador em Cajamar não assumira o cargo

"Seguirei com os meus projetos e atuante na cidade, 1006 votos são pra poucos e só indicam que estamos no caminho certo" - Declarou Francisco Thainan.

Francisco Thainan (REDE) foi candidato a verdeador nas eleições municiais de Cajamar que ocorreram no dia 15 de novembro. Thainan foi o quinto candidato mais votado e teve 1.006 votos e mesmo assim não foi eleito e não assumira o cargo.

Esse evento ocorre por causa do calculo do Quociente de votos recebidos pelo partido que o candidato está filiado e não somente pelo número de votos recebidos por cada candidato.

Simplificadamente o procedimento funciona da seguinte forma:

O partido ao que o candidato está filiado deve ter pelo menos 10 mil votos para que o calculo do Quociente eleitoral possa ser feito, sendo assim o candidato poderia assumir por votos de legenda, Porém, apesar de Thainan ter recebido 1.006 votos o partido recebeu um total de 2.090 votos de legenda.

Por esse motivo Francisco Thainan não assumirá o cargo de Verdeador no município de Cajamar.

“Acredito que apesar de não ter conseguido a eleição devido ao sistema eleitoral, ficou claro que a população de Cajamar me quer atuando dentro da Câmara Municipal. Seguirei com os meus projetos e atuante na cidade, 1006 votos são pra poucos e só indicam que estamos no caminho certo” – Declarou Francisco Thainan ao Destaque Regional.