Professor de Cajamar entre os finalistas do Prêmio Educador

O professor de Ensino Fundamental 2, na disciplina de Matemática em Cajamar, Mateus Viana, foi selecionado para concorrer ao “Prêmio Educador Nota 10”. Ele apresentou o projeto “Comunidade de aprendizagem – Grupos interativos”. O prêmio é oferecido pela Editora Abril, Rede Globo e outros parceiros.

De acordo com o resumo do perfil do projeto, o professor Mateus propôs aos alunos do 6º, 7º e 8º anos aprender matemática de forma colaborativa. Organizados em grupos interativos, eles foram desafiados a resolver problemas ao mesmo tempo que tiveram de aprender a trabalhar coletivamente de forma produtiva, construindo um ambiente fértil para discussões e trocas de ideias. Ao longo do projeto, o professor ficou de olho não só nas resoluções das atividades que envolvem números e operações, espaço e forma, grandezas e medidas e tratamento da informação. Mateus avaliava de forma sistemática se cada estudante fazia considerações significativas quando estava reunido em grupo, registrava suas ideias, ouvia e trocava impressões com os colegas e, é claro, se tinha compreendido o conteúdo explorado. Dessa maneira, o professor contribuiu para o desenvolvimento da autonomia de cada um e fortaleceu habilidades, tais como respeitar a opinião dos colegas e notar que em determinadas situações podem existir mais de uma estratégia de resolução válida.

Conheça todos os projetos finalistas em: https://goo.gl/AeuvAV

O Prêmio Educador tem ainda duas professoras de Santana de Parnaíba e uma de Osasco, da nossa região, na competição. A organização e apoio é da Abril, Rede Globo, Fundação Roberto Marinho, Canal Futura, Nova Escola, Fundação Lemann, SOMOS Educação, Conviva Educação, Instituto Natura, Todos Pela Educação, Consed, Undime.