A Primeira Conferência Municipal do Idoso que foi realizada pela Prefeitura de Cajamar e Conselho Municipal do Idoso – CMI, na última quinta-feira (28), na Câmara Municipal, foi um sucesso. Com o tema Os desafios do envelhecer no Século XXI e o papel das politicas públicas”, o evento contou com apresentações culturais, palestras e debates com objetivo de sensibilizar as instituições, a sociedade e os próprios idosos sobre a importância da sua participação ativa no meio social.

Ao todo a conferência teve a participação de cerca de 90 pessoas, entre funcionários públicos, participantes do NIC e população em geral. 

“É muito importante a participação da sociedade e governo nas discussões, a fim de estimular a implantação de mecanismos e instrumentos de gestão que garantam a participação e organização social das pessoas idosas” – Disse a Secretária Adjunta do Desenvolvimento Social, Elis Albano. 

A participação de toda comunidade é indispensável para que possamos avançar, identificando ações e estratégias para execução de políticas sociais de forma a assegurar uma melhor qualidade de vida e o futuro de todos nós” – informou a Presidente do Conselho, Jane Cristina da Silva Ciarvi. 

Outros dados 

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de pessoas acima de 60 anos no Brasil passou de 12,6% da população, em 2012, para 13% em 2013, somando 26,1 milhões de idosos em todo o país. A quantidade de pessoas acima de 40 anos também aumentou, registrando 75,5 milhões.