Primavera começa nesta terça-feira (22). Confia a previsão para a estação

Início da estação chuvosa e quente em São Paulo.

A primavera de 2020 começa hoje, dia 22 de setembro, e prossegue até o dia 21 de dezembro. Os primeiros dias da estação serão com bastante chuva na região serrana do Rio de Janeiro, leste de São Paulo e sul de Minas.

A estação

Nos estados do Sudeste e do Centro-Oeste as chuvas deixam de ocorrer exclusivamente com a passagem de frentes frias, como é comum no inverno, e voltam as pancadas que são resultado do tempo abafado. Elas são rápidas, ocorrem sempre na parte da tarde ou da noite, e são sempre bem volumosas.

Nas grandes cidades elas acabam causando muitos transtornos, mas são necessárias para a elevação do nível das represas (que costuma cair bastante durante a estiagem de Inverno) e para a melhora da qualidade do ar.

O que esperar para a Primavera de 2020?

No Sudeste a estação começa seca, mas a chuva vai aumentando gradativamente e, a partir da segunda quinzena de outubro, todas as áreas da região já podem receber as pancadas típicas da Primavera. É o início do período úmido, que em 2020 não deve apresentar nenhum atraso.

Vale lembrar que a Região Sudeste, não estabelece uma relação do fenômeno La Niña. A maior influência é na temperatura que deve ficar um pouco abaixo do normal.