spot_img
spot_img

Pirapora retoma confecção de tapetes de Corpus Christi 

Siga o Destaque Regional nas redes sociais

95,430FãsCurtir
17,183SeguidoresSeguir
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Uma tradição está de volta à rotina de Pirapora do Bom Jesus: a confecção dos tapetes de Corpus Christi. Suspensa nos últimos dois anos em decorrência da pandemia da Covid-19, a confecção já mexe com a cidade. Enquanto a equipe da Secretarias de Cultura e Turismo, em parceria com a Secretaria de Obras e Serviços Municipais, já realiza o tingimento do material que será utilizado, quase 200 pessoas estão preparadas para confeccionar os 80 tapetes que serão espalhados por 1 quilômetro de ruas do Centro, nos arredores do Santuário do Senhor Bom Jesus, a partir do dia 15 de junho.

Prefeito de Pirapora, Dany Floresti comemora a retomada de mais um evento tradicional da cidade. Com o arrefecimento da pandemia, o município já se abriu para as romarias na Semana Santa e realizou o 1º Caipirão, a festa junina de Pirapora. A recomendação para o Corpus Christi, no entanto, é que os fiéis utilizem máscara de proteção.

“Aos poucos estamos retomando o calendário de eventos da nossa cidade e o Corpus Christi se insere neste contexto. As celebrações em Pirapora são tradicionais na região, atraindo fiéis de muitas cidades que vêm participar das missas no Santuário e admirar os tapetes que são feitos artesanalmente, em mais uma prova de devoção e fé do povo piraporano”, afirmou o prefeito.

Para confecção dos tapetes são utilizados quase oito caminhões de matéria-prima que incluem, entre outras coisas, pó químico e álcool, além da mão de obra de centenas de pessoas, numa força-tarefa que reúne escolas, comunidades religiosas, pastorais da igreja católica e voluntários.

Os tapetes não são a única atração do Corpus Christi em Pirapora. Na cidade também sobrevive a tradição dos moradores de enfeitarem as janelas e montarem altares nas suas casas para a procissão do Santíssimo Sacramento.

“É, sem dúvida, uma festa que une ainda mais a população de Pirapora. As pessoas param tudo que estão fazendo para ajudar a enfeitar nossa cidade, confeccionar os tapetes e reverenciar o sacramento, o corpo de Cristo, principal base do catolicismo que tem, em Pirapora, uma das maiores representações no estado de São Paulo”, completou Vitor Santos, secretário de Cultura e Turismo.

Outras Notícias

Compartilhe essa notícia

TEMPO AGORA

São Paulo
céu limpo
24 ° C
25.8 °
22.8 °
40 %
3.1kmh
0 %
qua
23 °
qui
26 °
sex
26 °
sáb
27 °
dom
27 °

Outras Notícias