Origem do nome e bairro do Ponunduva em Cajamar

O bairro do Ponunduva em Cajamar começou a ser ocupado pelas fazendas de café e cana-de-açúcar pertencentes às famílias Missé e Pontes, no século XIX

O bairro do Ponunduva em Cajamar começou a ser ocupado pelas fazendas de café e cana-de-açúcar pertencentes às famílias Missé e Pontes, no século XIX. Com o passar do tempo, essas fazendas foram sendo divididas entre os herdeiros ou vendidas a terceiros, que lotearam as terras e constituíram o bairro, formando hoje por chácaras de moradia e de lazer.

Curiosidades do bairro

É nessa região que se encontra o Capão da Onça, uma clareira que no passado era frequentada por onças que vinham beber água. Os antigos moradores contam histórias de ataques desses animais aos rebanhos de gato e cabritos.

Há mais de 70 anos o local é utilizado como ponto de encontro de romeiros que, desde o início do século passado, vão para Bom Jesus de Pirapora.

O bairro que fica nos pés da Serra do Japi pelo lado leste, possuí atrações naturais como represas, cachoeiras e a conhecida Placa de Cajamar, o ponto mais alto do município com vista para cidades de Santana de Parnaíba, Pirapora do Bom Jesus e partes de Franco da Rocha e São Paulo. 

ORIGEM DO NOME PONUNDUVA

A origem do nome, segundo HASUI, o Granitóide Ponunduva pertence à Faceis Cantareira “constituída por um conjunto de tipos petrográficos, …granito gnaisses de granulação fina a media, foliação marcante e sem grandes variações composicionais ou textuais macroscopicamente discerníeis”. É nessa região que há mais de 100 anos os primeiros moradores se estabeleciam, na divisa com Pirapora do Bom Jesus, em áreas de plantação e cultivo.

Antes de ser denominado de Ponunduva, o local tinha o nome Juruvaúva devido à fazenda ali existente, da família Pontes. Os moradores não conseguiam pronunciar e acabaram por chamar de Ponunduva, que é assim conhecido hoje. Também há muitos que pronunciam “Porunduva”.

Comente essa matéria com o Facebook: