ONG disponibiliza curso de fotografia para alunos de escolas públicas

O curso é totalmente gratuito e é destinado aos alunos das cidades de Caieiras, Várzea Paulista, Cajamar e Perus. Veja na matéria as escolas participantes.

A fotografia transforma as pessoas e permite que enxerguem o mundo com mais sensibilidade, unindo arte e educação na mesma ferramenta. Buscando ampliar a percepção de estudantes de escolas públicas em São Paulo, o Ministério da Cidadania, e Instituto CCR apresentam o FotoItinerante. O projeto, realizado pela ONG ImageMagica, tem o apoio da Lei de Incentivo à Cultura e acontece durante o mês de junho.

ALFABETIZAÇÃO DO OLHAR

Adaptado para o formato EAD por conta da pandemia, os alunos de escolas das cidades de Caieiras, Várzea Paulista, Cajamar e Perus (distrito da Capital) – municípios sob influência do Sistema Anhanguera-Bandeirantes – recebem todo o conteúdo das atividades em uma plataforma online, onde poderão aprender técnicas de luz e enquadramento, conhecer a história de fotografia e realizar exercícios com a proposta de gerar reflexão e desenvolvimento do olhar sobre o tema “Uma mensagem para o futuro”, baseado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), lançados pela ONU, a fim de criar um diálogo entre o os alunos e seu próprio cotidiano.

“Promover temas de interesse público de forma diferenciada, como acontece nesse projeto, gera resultados mais autênticos e isso melhora o ensino e a aprendizagem: os alunos ganham maior clareza a respeito de suas realidades e desafios, e os professores veem nestas reflexões uma oportunidade para a melhoria do ensino”, comenta Laércio Pereira da Silva, diretor da E.M.E.B. Prof. Lucy Apparecida Bertoncini, em Cajamar (SP).

EXPOSIÇÃO: OLHARES COMPARTILHADOS

No final das atividades, as fotografias realizadas pelos alunos se transformarão em pequenas exposições: um caminhão da ONG, adaptado com tecnologias de fotografia e de impressão, levará os ensaios até as escolas dos participantes de forma itinerante. Dessa forma, os participantes poderão compartilhar olhares e dividir reflexões sobre os temas apresentados.


Serviço:

Escolas participantes (a partir de 07/06):

  • Cajamar: E.M.E.B. Prof. Lucy Apparecida Bertoncini
  • Caieiras: EMEF Gino Dártora, EMEF Manoel Hurtado, EMEF Joaquim Osório De Azevedo e EMEF Marina Vieira
  • Perus: CEU CEI Parque Anhanguera e EMEF Prof Dr Valter Paulino Estevam
  • Várzea Paulista: a definir
Comente essa matéria com o Facebook: