Onda de frio ainda mais forte vai atingir o Sul e Sudeste do Brasil

A geada será forte com risco para a vida humana e agricultura. O frio poderá ser o mais forte das últimas décadas.

Reprodução modelo windy / ECMWF-ICON - Dia 30 de julho 2021.

Uma grande e poderosa massa de ar polar vai atingir o Brasil a partir do dia 28 de julho de 2021. Essa poderá ser a mais forte onda de frio em décadas, com temperaturas negativas de forma generalizada, nos três Estados da região sul, Mato Grosso do Sul, São Paulo e sul de Minas e Rio de Janeiro.

SUL

Os modelos ECMWF e ICON, apontam temperaturas negativas já na quarta-feira, dia 28, em praticamente todo o Estado de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e sul do Paraná, temperaturas entre 0ºC e – 3ºC.

Na manhã de quinta e sexta-feira, dias 29 e 30, todos os três Estados (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul), vão amanhecer com geada generalizada em todas as regiões, exceto litoral. As mínimas ficam entre -1ºC e -5ºC. Há risco de neve nas Serras de Santa Catarina, Rio grande do Sul e até no sul do Paraná.

SÃO PAULO

Em São Paulo, o frio começa na quinta-feira, dia 29, onde a região sul do Estado, entre as cidades de Capão Bonito, São Miguel Arcanjo e Tapiraí, o dia amanhece na casa dos 2ºC. Nas regiões de Bauru, Presidente Prudente e Ribeirão Preto, as mímicas ficam entre 5ºC e 11ºC. A Grande São Paulo amanhece com temperaturas na casa dos 7ºC.

Na sexta-feira, dia 30, o Estado de São Paulo deve registrar o ‘pico’ do frio. Estão previstas mínimas entre -2ºC e 2ºC nas cidades do Sul do Estado e Serra da Mantiqueira e Vale do Paraíba, que devem amanhecer com geada ampla, inclusive nos centros urbanos. Nas regiões de Bauru, Presidente Prudente e São José do Rio Preto, as mínimas oscilam entre 5ºC e 7ºC. A Grande São Paulo deve amanhecer com temperaturas que variam entre -1ºC e 4ºC, devendo registrar o dia mais frio dos últimos dez anos.

SUL DE MINAS

No Sul de Minas o dia mais frio também será na manhã de sexta-feira, dia 30 de julho. Toda a região de Itapeva, Extrema, Cambuí, Camanducaia, Monte Verde, São Bento do Sapucaí, Senador Amaral, Maria da Fé, Passa Quatro, Itamonte, entre outras da região, vão amanhecer com frio de zero grau ou até menos. A geada será forte com risco para a vida humana e agricultura.


A partir do sábado, o frio perde um pouco de intensidade, porém, de forma geral, as noites serão bem geladas, com mínimas abaixo dos 10ºC.

Comente essa matéria com o Facebook: