Uma situação dramática e triste foi descoberta pelo vereador de Cajamar, Diogo Japa, quando visitou a casa da dona Debora Mara Kiss, de 55 anos, moradora do bairro Vau Novo, bairro rural que fica no limite entre Cajamar e Santana de Parnaíba.
Na casa, se encontram 76 gatos e um cachorro. Os animais e a própria dona Debora, vivem em situação insalubre, com fezes, urina e mau cheiro por todos os cômodos da casa, inclusive na pia, armário e fogão, tudo misturado com alimentos.
Segundo Débora, a situação chegou a tal ponto, após ela começar a enfrentar problemas de saúde, impossibilitando-a de cuidar dos animais e de realizar a limpeza da casa de forma constante.
“Eu confesso que preciso de ajuda para limpar minha casa.. Já tenho problemas de saúde e às vezes nem consigo me levantar. Já fiquei em pontos de ônibus pedindo ajuda para comprar ração dos animais, que resgatei das ruas, pois estavam abandonados” – disse dona Debora, que mora sozinha, após o falecimento de seu esposo.
“Foi um dos dias mais difíceis e impactantes após receber um pedido de ajuda sobre uma senhora que vive com dezenas de gatos em situação insalubre. Ela não tem condições físicas, financeiras e mentais de cuidar de tantos animais e por isso precisamos ajudá-la” – disse o vereador Diogo Japa.
O Destaque Regional apurou que dona Débora mora há cerca de um ano no local, não tem fontes de renda e não estava cadastrada em nenhum programa de assistência social, tais como o Bolsa Família. Seu filho, de 32 anos, morador da capital, é quem paga o aluguel da casa.
O caso foi comunicado ao Desenvolvimento Social de Cajamar, que já começou a fazer o cadastro de dona Debora em programas assistenciais, inclusive solicitando atendimento de profissionais de saúde.
SAÚDE PÚBLICA
Uma equipe do CRAS da cidade, esteve na residência, realizando uma entrevista com a mulher. Uma prévia análise constatou a necessidade urgente de encaminhar a mulher para atendimento médico, uma vez que a mesma tem dificuldades de se desligar dos animais e de se manter com o mínimo de higiene.
CASO DE POLÍCIA
Diante da situação precária e da ausência de um familiar, o que pode se caracterizar em abandono, o caso foi registrado pelas autoridades policiais e o filho de dona Débora deverá ser comunicado sobre a situação para prestar esclarecimentos.
Doação dos animais ainda não pode ser feita
Equipes da UBS animal de Cajamar estiveram no local e constatou que dezenas de animais estão doentes, magros e com mal-cheiro, impossibilitando a doação imediata dos animais.
O caso foi repassado para ONGs da região, que devem ajudar nesse processo de tratamento e realizar, posteriormente, a doação dos animais, mesmo que de forma compulsória, uma vez que a dona não tem a mínima condição de mante-los.
LIMPEZA E ORGANIZAÇÃO DA CASA
Em relação à limpeza da casa, a qual é alugada, o dono da mesma foi comunicado, juntamente com o filho da mulher. Eles devem providenciar a imediata limpeza do local por questões da saúde pública. Equipes de voluntários já estão se comunicando para a realização de um mutirão de limpeza na residência.
Veja abaixo a matéria em vídeo que mostra a situação deplorável no local: