Não é a primeira vez que a placa de “Proibido Jogar Entulho”, é ignorada por muitas pessoas que utilizam dos locais proibidos para descarte de entulhos e restos de materiais. O descarte irregular acontece todos os dias, mesmo após a limpeza da prefeitura.
O que ninguém esperava é que materiais de uma rede de lojas de roupas, que só em Cajamar possui três filiais, também fossem descartados em uma área proibida. O caso ocorreu no início da semana, em um local na Rua Cruzeiro, no Distrito do Polvilho.

Como se não bastasse, após o descarte das placas, um homem ateou fogo no material, porém, nem tudo foi queimado, ficando evidente a origem das placas.
A informação veio à tona após o Cajamar Notícias receber uma denúncia de uma moradora da região. Que desabafa: “Eu gostaria que essa pessoa soubesse que a atitude dela em jogar entulho e atear fogo não afetou apenas a mim, mas as pessoas que residem próximo, que estão sofrendo com alergias, gripes e outras doenças” – informou a moradora, Fabíola Nishioka.
Além das placas, restos de materiais para construção, garrafas e pneus, também foram encontradas no local.
Nota das Lojas Club da Moda
A rede desconhece quem seja o autor dos descartes e informou apenas que o material estava na lixeira, aguardando a coleta, quando foi retirado por um coletor de recicláveis. A rede pede desculpas pelo ocorrido e informa que será mais exigente quanto ao descarte do lixo. “As Lojas Club, não só de Cajamar, mas das outras 14 cidades em que atua, se preocupa com o meio ambiente e pede desculpas pelo ocorrido. Informamos que iremos se responsabilizar com a limpeza do local onde foi realizada a denúncia, bem como, ser mais exigentes quanto ao descarte do lixo. Estamos há 12 anos em Cajamar com a nossa loja matriz, e nunca tivemos qualquer outra denúncia como esta“.
Descarte de entulhos em área proibida é crime
De acordo com a lei municipal Nº 101/08, ações que caracterizam a falta de higiene pública como: descarte incorreto de restos da construção civil após realização de reforma, obstrução de calçadas com o acumulo de lixo, abandono de veículos velhos entre outros é CRIME. O valor das multas podem variar de R$ 260,00 a R$ 2.600.00.
A população pode filmar e denunciar o descarte de entulhos para a Guarda Ambiental, por meio do número: 4447-4000.
Resposta da Prefeitura
A Prefeitura de Cajamar informou que os serviços de limpeza urbana seguem o cronograma normal, sendo realizados em todos os bairros. A Prefeitura informa também que após a limpeza, os moradores tornam a jogar lixo nas áreas que foram limpas.
Descarte regular

O Cata Treco é um serviço de limpeza urbana da prefeitura que tem o objetivo de coletar móveis antigos, colchões, eletrodomésticos queimados, brinquedos quebrados, entre outros objetos que não são mais utilizados nas residências. Para saber a programação, basta acessar o site da prefeitura, clicando AQUI.
Para restos de materiais de construção, é necessário a contratação de uma empresa responsável pela coleta deste tipo de material, onde, em alguns casos, são usados caçambas, a fim de evitar entulhos nas vias públicas.