spot_img
spot_img
segunda-feira, junho 5, 2023
spot_img
InícioCajamarJustiça cassa chapa de Paula Ribas e Dalete no TRE
spot_img

Justiça cassa chapa de Paula Ribas e Dalete no TRE

spot_img

Publicado em:

Compartilhe

spot_img

Siga o Destaque Regional

122,365FãsCurtir
33,255SeguidoresSeguir

O TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo) manteve, por maioria de votos, em sessão plenária desta segunda-feira (11), a decisão de primeiro grau que cassou os diplomas da prefeita e da vice-prefeita de Cajamar, Ana Paula Polotto Ribas de Andrade (PSB) e Dalete de Oliveira (PC do B). O motivo da cassação foi o abuso de poder político e econômico nas eleições de 2016. O colegiado manteve, ainda, a inelegibilidade da prefeita e da vice para eleições que se realizarem nos 8 anos subsequentes à eleição de 2016.
Para os juízes, a prefeita reeleita aproveitou-se do cargo público para intensificar obras de pavimentação de mais de 180 ruas às vésperas das eleições com o objetivo de interferir no resultado do pleito. A mandatária realizou também, no entendimento da maioria dos juízes, propaganda excessiva das obras públicas com o claro propósito de promover a si mesma e a sua vice.
O julgamento se baseou no artigo 22, caput, com o artigo 22, inciso XIV, da Lei nº 64/90. A chapa foi eleita com 27.874 votos. Cajamar tem atualmente 58.734 eleitores.
Da decisão cabe recurso ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral). O prazo recursal é de 3 dias, iniciando-se a contagem a partir da publicação do acórdão (decisão do colegiado) no Diário de Justiça Eletrônico.
A Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) foi ajuizada pela coligação “Uma Nova História para Cajamar”.
Advogados de Dalete Oliveira prometem recorrer em instância superior afim de evitar alternância de poder e aguardar julgamento da ação no supremo. Caso não consiga reversão, o presidente da Câmara, Euruco Missé, assume o executivo até novas eleições.
Consulte a AIJE: nº 361-34.

Mais notícias

Caminhão arrasta carro pela Via Anhanguera em Cajamar

O motorista de um caminhão da Jadlog, em uma tentativa desesperada de fugir de...

Cajamar gera 710 empregos em abril e fica em 1º lugar na região

O município de Cajamar gerou no mês de abril de 2023, 710 novas vagas...

Tribunal aprova contas da gestão Danilo Joan pelo 3º ano consecutivo

Pelo terceiro ano consecutivo, o Tribunal de Contas do Estado (TCE-SP) aprovou as contas...

Outras notícias

Kairós RH tem mais de 40 vagas abertas para Cajamar e região

A agência Kairós RH está com mais de 40 vagas de emprego abertas em...

Indústria Gráfica contrata para Itapevi, Jandira, Osasco e região

A Auge RH está com dezenas de vagas abertas para quem mora em Itapevi,...

Grupo BIMBO abre vagas para Guarulhos em São Paulo

O Grupo BIMBO está com dezenas de vagas de emprego abertas para quem mora...