Inauguração do CAPS Infantil e o início da parceira de Cajamar com a USP

O município é o primeiro do Estado a realizar um convênio com a USP especializado para o atendimento à criança com deficiência, com ênfase em Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Foto: Divulgação

A partir desta sexta-feira (25), a população de Cajamar passará a contar com os atendimentos do Centro de Apoio à Pessoa com Deficiência (CAPcD) e Centro de Atenção Psicossocial Infantil (CAPSi). A unidade é o resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Cajamar e a Escola Politécnica da USP (Poli-USP) com o objetivo de oferecer um atendimento especializado para crianças e adolescentes com deficiência.

Segundo informações da administração municipal, o Convênio de Cooperação Técnica com a Universidade de São Paulo foi estabelecido em fevereiro de 2020, com isso, Cajamar se tornou a primeira cidade do Estado a realizar um convênio com atendimento à criança com deficiência, com ênfase em Transtorno de Espectro Autista (TEA) e com um olhar especialmente voltado a atenção psicossocial Infantil.

Veja o vídeo da inauguração:

No Centro serão desenvolvidas atividades diversificadas, com apoio e utilização de recursos tecnológicos avançados, visando desenvolver treinamentos diferenciados para auxiliar o desenvolvimento dos alunos com deficiência.

O local conta com consultório médico, sala de triagem, enfermaria, sanitários com acessibilidade e sala com Jogos interativos destinados ao atendimento educacional especializado (AEE). Além do acompanhamento de uma equipe médica multidisciplinar, incluindo psicólogos, psicopedagogos, fonoaudiólogos e fisioterapia.