O Programa Saúde Itinerante, iniciativa da Coordenadoria de Assistência e Promoção de Saúde da Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP) do Tribunal de Justiça de São Paulo, promoveu, ontem (15), atendimentos a servidores, estagiários e funcionários terceirizados na Sala do Júri do Fórum de Cajamar.
Foram realizadas palestras sobre saúde mental e bucal, conduzidas pela enfermeira judiciária Pamela Paola Brogin Juarez e pela auxiliar de saúde bucal Célia Regina de Almeida Amorim. As exposições incluíram dados sobre saúde mental, prevenção e controle de transtornos dessa natureza – de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o país com mais casos de ansiedade no mundo. Também foram transmitidas orientações sobre envelhecimento saudável dos dentes e técnicas de escovação.
Por fim, os participantes receberam orientações sobre saúde e passaram por avaliações, como teste de glicemia, medida da circunferência abdominal, aferição da pressão arterial, altura, peso e cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC). Esses dados permitem a detecção de doenças como diabetes, hipertensão, obesidade, entre outras. Quando necessário, os pacientes são direcionados para consultas com especialistas.
Saúde Itinerante – Realizado desde 2017, o programa percorre comarcas do estado de São Paulo para atendimentos aos servidores do TJSP. Além da conscientização sobre saúde, busca a diminuição de afastamentos originários de licenças para tratamentos clínicos, aposentadorias e óbitos precoces, por meio do mapeamento de casos mais preocupantes e adoção de medidas de prevenção e controle.
Via Comunicação Social TJSP