Falta de educação: máscaras são encontradas jogadas na rua em Cajamar

Além de sujar a cidade as máscaras podem contaminar e colocar em risco a saúde de outras pessoas que tenham contato com o material.

Não é a primeira vez que máscaras usadas para a proteção em meio à pandemia do coronavírus são vistas jogadas em locais públicos de Cajamar. Na manhã desta segunda-feira (1), algumas delas foram vistas próximo ao Ginásio do Polvilho.

PREFEITURA EMITE COMUNICADO SOBRE PREVENÇÃO E DESCARTE CORRETO

As máscaras de proteção facial, sejam as descartáveis ou as de pano, que estão sendo utilizadas para auxiliar no enfrentamento da pandemia do coronavírus, não devem ser jogadas na rua. Além de sujar a cidade, pode contaminar e colocar em risco a saúde de outras pessoas que tenham contato com o material.

O uso de máscaras passou a ser obrigatório para todas as pessoas que frequentam espaços abertos ao público, incluindo estabelecimentos de atividades essenciais, repartições públicas e transportes coletivo, para evitar a disseminação do coronavírus. No entanto, é muito importante seguir as recomendações, visto que, o descarte incorreto pode provocar justamente o efeito contrário e contagiar mais pessoas.

DESCARTE AS MÁSCARAS NO LIXO

De acordo com as autoridades de saúde, o coronavírus pode resistir de 48 a 72 horas, e o contato com uma máscara infectada pode gerar risco de contaminação. Sendo assim, todas as pessoas, principalmente as que estão com suspeita da doença, devem descartar as máscaras em sacos de lixo bem lacrados, ou com duplo nó, preferencialmente identificados com fitas adesivas como material contaminado.

É importante ressaltar que a máscara é de uso individual e não deve ficar pendurada no pescoço ou braço porque, assim, está suscetível a sujeira. Para manter a eficácia do uso, as mascarás de pano, que são reutilizáveis, precisam ser higienizadas frequentemente e o usuário deve lavar as mãos ou higienizar com álcool em gel antes de colocar. Ela deve cobrir o queixo e nariz e ficar justa ao rosto, sem espaço dos lados, e a maneira correta de retirar é pelas alças laterais.