spot_img
spot_img

Falar mal de um dos pais para o filho é crime? Dr. Edmilson Lima explica

spot_img

Title image box

Add an Introductory Description to make your audience curious by simply setting an Excerpt on this section

spot_img
spot_img

Se um dos pais fala mal do outro para os filhos, mesmo que a intenção seja um desabafo, tal atitude é considerada crime de alienação parental, previsto na Lei nº 13.431, com punição que pode gerar a prisão preventiva, principalmente quando o crime decorrer da desobediência de medidas protetivas previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente e pela Lei Maria da Penha. Além de responder criminalmente, o pai, avós ou aquele que tenha a criança ou adolescente sob a sua guarda, ao agir de tal forma, corre o sério risco de perder a guarda da criança.

Os pais precisam ter em mente que a atitude de falar mal do outro para o filho gera danos emocionais que podem deixar marcas profundas que podem durar a vida inteira.

Os adultos que praticam a alienação parental estão tão envolvidos com seus próprios sentimentos que são incapazes de promover o respeito com os filhos. É dever dos pais não misturar os assuntos, pois as crianças naturalmente se sentem responsáveis pelas brigas e separações dos pais.

Em situações em que as crianças são usadas por um dos pais para prejudicar o outro, a situação, que já era ruim, torna-se ainda pior. Este sentimento de culpa aumentará ainda mais na criança ao ver seus pais brigando e se difamando.

O filho que sofre com a alienação parental pode apresentar sintomas de depressão, ansiedade, terror noturno, insônia e ansiedade de separação. A situação estressante também poderá prejudicar o sistema imunológico da criança e levar ao desenvolvimento de outras doenças, como as infecções.

Como provar a alienação parental 

Existem algumas maneiras de provar que a criança está sendo vítima de alienação parental, inclusive com conteúdos enviados por WhatsApp ou e-mail ou até mesmo um relatório de psicólogo que evidencie a prática de alienação parental. O serviço de assistência social também pode servir para saber se está ocorrendo tal prática abusiva. São profissionais especializados com recursos para auxiliar em situações de ocorrência da alienação parental.

Compartilhe

Outras notícias

GCM Cajamar prende homem que batia e mantinha esposa em cárcere

A Guarda Civil Municipal de Cajamar prendeu nesta quinta-feira (28) J.F.M. da Silva (foto)....

32 mil Ovos de Páscoa estão sendo entregues em Santana de Parnaíba

A Prefeitura de Santana de Parnaíba realiza a entrega de 32 mil Ovos de...

Gráfica Oceano abre vagas em Cajamar para Ajudante Geral

A Gráfica Oceano está com vagas em Cajamar para o cargo de Ajudante Geral....