Escola Élcio Cotrim em Cajamar será de período integral a partir de 2021

Dentre as atividades exercidas numa escola de período integral, durante metade de um dia letivo, os estudantes estudam as disciplinas do currículo básico, como português e matemática, e o outro período é utilizado para aulas ligadas às artes ou esporte.

Escola Estadual Élcio José Pereira Cotrim será a mais nova escola do município de Cajamar a aderir o sistema de período integral a partir do ano de 2021.

A informação foi divulgada pela secretaria da escola e foi confirmada pelo Destaque Regional.

Segundo informações obtidas, as matriculas e rematriculas serão disponibilizadas a partir da primeira quinzena de Janeiro e mais informações podem ser obtidas através do telefone: (11) 4447-4702 – Secretaria.

Educação em Tempo Integral

O termo Educação em Tempo Integral ou Escola de Tempo Integral diz respeito àquelas escolas e secretarias de educação que ampliaram a jornada escolar de seus estudantes, trazendo ou não novas disciplinas para o currículo escolar. A maioria das unidades de ensino que adota esse modelo geralmente implementam a extensão do tempo em turno e contraturno escolar – durante metade de um dia letivo, os estudantes estudam as disciplinas do currículo básico, como português e matemática, e o outro período é utilizado para aulas ligadas às artes ou esporte.

Na perspectiva da educação integral, o conceito de tempo integral suscita várias discussões, uma vez que há algumas correntes dos movimentos sociais ligados à educação que defendem que apenas a ampliação do tempo de estudo não garante o resultado ambicionado pela educação integral no ensino e aprendizagem dos estudantes – resultado este que deseja garantir o pleno desenvolvimento das crianças e adolescentes.