O número assusta. Desde sua inauguração, em março de 2021, a casa de acolhimento a mulher de Cajamar realizou 140 atendimentos de mulheres vítimas de violência doméstica ou sexual.
Inaugurado em 31 de março de 2021, pelo Prefeito Danilo Joan (PSD), a ‘Casa de Acolhimento da Mulher’ conta com o apoio da Rede de Atenção à Pessoa Vítima de Violência Doméstica e Sexual (RAPSVDS).
Foi por meio desta ‘casa’ que foi possível estabelecer uma ponte entre os equipamentos públicos de urgência e emergência e as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para identificar casos de violência e distribuí-los pela rede municipal. A Casa de Acolhimento da Mulher de Cajamar é mantida através da parceria entre as Secretarias de Desenvolvimento Social, de Saúde, Segurança Urbana e do Fundo Social.
Segundo a prefeitura da cidade, entre o período de 31 de março de 2021 a 28 de fevereiro deste ano, 140 mulheres foram atendidas pelo programa. Desse total, 20 precisaram ficar acolhidas emergencialmente e 75 mulheres receberam medidas protetivas..
É importante ressaltar que estes foram apenas os casos registrados na Casa de acolhimento. Muitas mulheres sofrem violência e não denunciam.