Na última quarta-feira (10), o Prefeito de Cajamar, Danilo Joan, juntamente com secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Raul Lopes, participaram de uma reunião com os representantes da Diretoria da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), que atende o município de Cajamar, onde foi apresentado o planejamento das obras de instalações da nova rede de esgoto e água do município.
A primeira estação de tratamento será localizada no distrito do Polvilho. Os trabalhos já iniciaram com as obras lineares de esgotamento público, com a instalação de tubulações que levam os coletores troncos dos bairros para as estações. Nesta primeira etapa, será construída a unidade da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) no distrito do Polvilho, contudo, já existem estudos para a construção de uma segunda estação de tratamento no distrito de Jordanésia.
Serão investidos R$ 230.000.000,00 (duzentos e trinta milhões) na nova infraestrutura da rede de esgoto e na ampliação do fornecimento de água em todos os bairros de Cajamar. O projeto apresentado também incluí a melhoria do tratamento de água da região do bairro São Benedito (nova interligação com uma doutora de 500mm) e no Polvilho (ligação de doutora pela Fazendinha e construção de dois novos reservatórios).
De acordo com o cronograma apresentado pela empresa, a meta é até 2024 garantir o tratamento de 95% do esgoto pertencente à área mencionada no contrato da Sabesp e até 2025 concluir os 100% de tratamento, referente a responsabilidade contratual.
Ao longo do andamento das obras, a Sabesp irá encaminhar relatórios periódicos para a Prefeitura de Cajamar e posteriormente será divulgado para a população a evolução dos trabalhos e os valores investidos em cada bairro. “A SABESP vai entregar o cronograma das obras para que possamos acompanhar a construção da 1ª Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Cajamar. Nossa meta é ter 95% do esgoto tratado até 2024.”, disse o prefeito Danilo Joan.
O prefeito anunciou ainda que irá colocar uma opção na App Cajamar para que o cidadão possa fazer reclamações caso haja falta de água. “Se você ainda não baixou o aplicativo, não perca tempo, baixe na loja do seu smartphone – IOS ou Android”, finaliza.