Conheça o alojamento onde estão abrigados os moradores de rua de Cajamar

Histórias de superação e, infelizmente, de traumas do passado, são comuns entre os residentes do abrigo. Confira as fotos e vídeos na matéria especial feita pelo o Destaque Regional.

Moradores de rua no alojamento
Jornalista Fernando Crus juntamente com funcionários e residentes do alojamento. Foto: Gabriel Oliveira.

Hoje o Destaque Regional mostra o dia-a-dia dos moradores de rua de Cajamar que estão abrigados no ginásio de esportes do Distrito de Jordanésia, em Cajamar. O abrigo foi aberto no dia 13 de abril de 2020 e desde então, o Alojamento Provisório de Cajamar, que foi preparado com a finalidade de atender pessoas em situação de rua, durante o período de pandemia e também no inverno, já atendeu mais de 80 pessoas.

Em um dos dias mais frios do ano o Destaque Regional acompanhou de perto a realidade daqueles que vivem à margem da sociedade, e, por muitas vezes, esquecidos até mesmo por seus familiares.

O trabalho de identificação das pessoas lá abrigadas, é realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Social do município, que vem oferecendo esses acolhimentos aos vulneráveis. O trabalho também conta com o apoio da Secretaria de Saúde que disponibilizou profissional de enfermagem que permanece no local prestando atendimento.

As refeições são oferecidas cinco vezes ao dia, sendo o café da manhã, almoço, café da tardem janta e um lanche um pouco antes do horário de dormir, que ocorrem todos os dias exatamente às 22h.

Histórias de superação e, infelizmente, de traumas do passado, são comuns entre o pessoal. Apesar dos esforços, 100% das pessoas abrigadas tem algum tipo de vício, sejam eles por drogas ou bebidas.

Os dados mais recentes deram conta de que 14 pessoas que passaram pelo abrigo já retornaram para seus municípios de origem, outras nove retornaram para suas famílias no município; 14 foram encaminhadas para comunidades terapêuticas ou casa de passagem, como o Hacali e outros nove foram desligadas por recusa em permanecer no acolhimento.

Confira abaixo o vídeo da matéria especial sobre o abrigo para o moradores de rua de Cajamar: