Conheça a cachoeira do Vau Novo em Cajamar

Localizada no início do bairro do Vau Novo, na região rural de Cajamar, no extremo oeste do município, a cachoeira, que leva o mesmo nome, é pouco conhecida

Localizada no início do bairro do Vau Novo, na região rural de Cajamar, no extremo oeste do município, a cachoeira, que leva o mesmo nome, é pouco conhecida pela grande maioria da população da cidade.

Apesar de ser uma pequena queda d’água, o local é rotineiramente frequentado por motociclistas, que passam por trilhas que existem no local.

Água limpa que desce das montanhas próximo à pedreira da Votorantim. Antes de atingir à queda d’agua, duas represas, um pouco à cima da cachoeira, servem como um pesqueiro à céu aberto aos moradores do bairro.

Localizada às margens da Estrada do Vau Novo, o acesso pode ser feito de duas formas. A primeira, para quem vem de Cajamar-Centro, é necessário passar pela pedreira da Votorantim, na Estrada Flávio Beneducce. Após um trecho de 300 metrôs, haverá uma bifurcação, com acesso à Estrada do Vau Novo à esquerda. O acesso para a cachoeira é feito por uma trilha ao lado direito, bem no início do bairro, um pouco antes do ponto de ônibus.

A segunda opção é seguir pelo bairro 120, em Santana de Parnaíba, pela Estrada do Vau Novo, passando pela Geocal Mineração, o motorista deve seguir a estrada, passando a ponte sobre o Rio Juquery (que faz a divisa entre Cajamar e Santana de Parnaíba). Ao chegar no ponto de ônibus, o motorista deve virar à direita, sentido Cajamar. A trilha de acesso estará à sua esquerda, após a última residência do bairro.

Foto: Fernando Crus

Comente essa matéria com o Facebook: