Claro inicia testes 4G em Cajamar

Depois da TIM e VIVO, a CLARO é a terceira operadora a realizar testes de sinal 4G na cidade de Cajamar. O sinal LTE (4G) da Claro começou a operar no último domingo (13).
Testes realizados pelo o Cajamar Notícias indicaram velocidades de mais de 50 mega de Download e 20 de Upload. A torre na qual começou a transmitir o sinal fica no Parque São Roberto II.
O Cajamar Notícias tentou contato com a acessória de Imprensa da operadora, porém não tivemos retorno até o momento desta publicação.
Segundo dados da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), cidades com menos de 100 mil habitantes devem ter o sinal 4G ativado a partir de 2017, o que leva a crer que Cajamar, a partir do ano que vem, terá cobertura da rede em diversas operadoras.
No último mês, a VIVO instalou duas novas antenas para ampliar a área de cobertura na cidade, que agora, inclui totalmente o bairro do Guaturinho. Na ocasião a operadora informou que a ampliação e instalação das novas antenas é por conta do início da transmissão 4G na cidade. A operadora também realizou vários testes 4G.
O que é 4G?
4G significa “quarta geração” da telefonia móvel, sucessora da segunda e terceira geração (2G e 3G, respectivamente). Com o avanço da comunicação via internet, é bem mais comum usar os dados da rede do que a transmissão de voz, por isso a tecnologia 4G dá prioridade para a transmissão de dados de internet, mesmo que ainda podemos usar as ligações por voz.
Diferente da 3G, o 4G é capaz de transmitir internet de alta velocidade, podendo chegar a até 100 megabits. Já o 3G a velocidade máxima é de 10 Megabits, o que raramente é alcançada.

Comente essa matéria com o Facebook: