Claro inicia implantação do 5G entre Barueri e Santana de Parnaíba

A nova cobertura proporciona velocidades de até 12 vezes mais rápida que o atual 4G.

Técnicos instalando antenas 5g e mapa cobertura na região de Alphaville.

A operadora Claro iniciou a implantação do 5G (DSS – Dynamic Spectrum Sharing) no bairro de Alphaville, entre os municípios de Barueri e Santana de Parnaíba. A nova cobertura proporciona velocidades de até 12 vezes mais rápida que o atual 4G. Além de Alphaville, a operadora já possui 5G (DSS) em outras regiões da Grande São Paulo, tais como a Avenida Paulista, Morumbi, Itaim Bibi, Pinheiros e bairros de Guarulhos, Santo André e São Bernardo do Campo.

A operadora diz que a nova rede está sendo disponibilizada gradualmente e não deu nenhum prazo para que o sinal esteja disponível em outras regiões. Para acessar o mapa de cobertura e verificar se seu bairro já tem o sinal 5G (DSS) da operadora, clique AQUI.

5G DSS não é 5G puro. Entenda!

A tecnologia 5G DSS (Dynamic Spectrum Sharing) não é o 5G “puro”, que ainda não chegou ao Brasil e usará a mesma frequência das antenas parabólicas para ser comercializado. O leilão do 5G já deveria ter ocorrido, porém, foi adiado por conta da pandemia. A nova data deve ocorrer até o final de 2021.

A tecnologia DSS usa o Compartilhamento dinâmico de espectro, ou seja, usa a mesma frequência que já é usada para o 4G. Dessa forma, as operadoras conseguem oferecer o 5G DSS antes do leilão do 5G com frequência exclusiva, pois, na prática, estão usando uma frequência cujo leilão já foi feito. A diferença é que por usar uma rede compartilhada, a velocidade do 5G DSS jamais se comparará com o 5G puro, cujo velocidades podem passar do gigabits.

Somente alguns celulares são compatíveis com o 5G DSS

Somente alguns celulares são compatíveis com o 5G DSS, tais como: Iphone 12, Samsung Galaxy Note 20, Zenfone 7, Xiaomi Mi 10T e Mi10 Pro, entre outros, cujo a lista pode ser encontrada clicando AQUI.

Comente essa matéria com o Facebook: