A formação de um ciclone extratropical no litoral da região sul e um sistema de baixa pressão, vão aumentar muito o risco de chuva forte, com ventania, no Estado de São Paulo, nos próximos dias.
O risco para chuva mais constante e volumosa, já começa na sexta-feira, dia 10. A Grande São Paulo e o litoral, podem registrar volumes entre 20 a 30 milímetros em poucas horas. A temperatura continua agradável, com máxima de 23 graus nestas regiões.
No sábado (11), a chance de chuva forte diminui, porém, algumas pancadas de chuva ainda podem acontecer. O sol aparece com mais força e a temperatura máxima pode chegar aos 24 graus na região metropolitana.
Calor e risco de tempestades no domingo, dia 12
No domingo (12), Dia das Crianças, o calor deve aumentar no Estado, podendo chegar perto dos 30 graus, inclusive na Grande São Paulo. Esse calor antecede a chegada de uma frente fria, que acompanha uma grande linha de instabilidade, que será rapidamente “arrastada” do sul, em direção à São Paulo, por conta da formação do ciclone.
O choque entre a frente fria e o calor, além da formação do ciclone, podem provocar fortes temporais, com raios, rajadas de vento e granizo em alguns pontos.
ALERTA ENTRE DOMINGO E SEGUNDA-FEIRA
Entre o final da tarde do domingo e toda a segunda-feira (13), são esperados grandes volumes de chuva. Modelos (foto) indicam rajadas de vento que podem passar dos 80kmh.
Cidades da faixa leste do Estado, que incluem a Grande São Paulo, Litoral e os Vales do Paraíba e Ribeira, são as que tem mais chance de serem atingidas pela ventania.
A partir de terça-feira (13), a chance e chuva forte diminui.