spot_img
spot_img
quarta-feira, junho 7, 2023
spot_img
InícioCajamarCajamar intensifica ações de prevenção e controle contra a dengue
spot_img

Cajamar intensifica ações de prevenção e controle contra a dengue

spot_img

Publicado em:

Compartilhe

spot_img

Siga o Destaque Regional

122,365FãsCurtir
33,255SeguidoresSeguir

Apesar do inverno estar se aproximando, os agentes da Divisão de Zoonoses identificaram alguns pontos do município com possíveis focos de mosquito Aedes aegypti e seguem visitando as residências com objetivo de orientar os moradores para as medidas de prevenção que devem ser tomadas para acabar com esses focos de doença.

O mosquito Aedes aegypti é o responsável em provocar doenças como Dengue, Zika e Chikungunya. A Secretaria de Saúde de Cajamar alerta que os principais focos de proliferação do mosquito ainda estão do portão para dentro, ou seja, nos quintais das residências. Uma ação útil é observar a própria casa, e assim, eliminar possíveis criadouros de larvas do mosquito. Dentre as tarefas simples que podem ser feitas, está a de manter tampados tonéis, barris e caixas d´água.

Outras dicas são colocar telas em ralos e mantê-los limpos, deixar garrafas com a boca virada para baixo e encher os pratinhos de vasos de plantas com areia até a borda. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, 80% dos focos de Dengue estão nas casas das pessoas.

Sintomas das doenças causadas pelo mosquito Aedes Aegypti:

Dengue – febre alta, dor de cabeça, dor muscular, dor ao movimentar os olhos e manchas vermelhas pelo corpo.

Chikungunya – febre alta, dores no corpo, dores intensas e inflamações nas articulações.

Zika – vermelhidão e coceira em todo o corpo, febre baixa, olhos vermelhos sem secreção, dores nas articulações.

Caso o munícipe apresente alguns desses sintomas, incluindo cansaço, vômitos, enjoos, deverá procurar imediatamente uma Unidade de Saúde mais próxima de sua residência.

Em caso de dúvidas, ligue para a Divisão de Zoonoses (11) 4446-0118.

Mais notícias

Cajamar inaugura Centro de Empreendedorismo Social

Nesta segunda-feira (5), aconteceu a inauguração do Centro de Empreendedorismo Social “Júlia Molina Silva”,...

Caminhão arrasta carro pela Via Anhanguera em Cajamar

O motorista de um caminhão da Jadlog, em uma tentativa desesperada de fugir de...

Cajamar gera 710 empregos em abril e fica em 1º lugar na região

O município de Cajamar gerou no mês de abril de 2023, 710 novas vagas...

Outras notícias

Rhadar tem vagas para Operador Logístico em Cajamar

A Rhadar Recursos Humanos tem vagas para Operador Logístico I, em uma de suas...

Cajamar inaugura Centro de Empreendedorismo Social

Nesta segunda-feira (5), aconteceu a inauguração do Centro de Empreendedorismo Social “Júlia Molina Silva”,...

1ª Corrida Verde de Cajamar reúne atletas em circuito turístico

Na manhã do último domingo (4), foi realizada a 1ª Corrida Verde de Cajamar....