spot_img
spot_img

Cajamar completa 62 anos nesta quinta-feira dia 18

Por conta da pandemia, não haverá nenhum evento na cidade neste feriado. Confira algumas fotos antigas da cidade na matéria.

spot_img

Title image box

Add an Introductory Description to make your audience curious by simply setting an Excerpt on this section

spot_img
spot_img

O município de Cajamar completa nesta quinta-feira, dia 18 de fevereiro de 2021, 62 anos de emancipação do município de Santana de Parnaíba, que ocorreu em 1959.

Por conta da pandemia do coronavírus, o feriado municipal da cidade não haverá shows e eventos que todos os anos acontecem em comemoração ao aniversário da cidade.

A emancipação da cidade de Cajamar

A história do munícipio começa nos primeiros anos do século XX, dentro do território de Santana de Parnaíba, já que ali, em torno das explorações de calcário e da extração de pedra brita, abundantes no solo da região, foram se formando os primeiros núcleos habitacionais ocupados pelas vilas residenciais dos operários das minas. O calcário, matéria-prima para a fabricação de cimento e cal, era extraído do solo no Bairro do Gato Preto, e a pedra brita extraída da terra da Vila de Água Fria, núcleo populacional que, mais tarde desmembrado de Santana de Parnaíba, daria origem ao distrito de Água Fria, emancipado em 1959 como município de Cajamar.

Antes disso, no século XIX, os tropeiros já usavam o local para pouso durante o percurso entre Santos e Jundiaí, no transporte de mercadorias. Naquela época, a região era usada como parada de tropas de soldados, além de ser ocupada por enormes fazendas de capitães da guarda responsável pela defesa do Caminho do Mar até o Porto de Santos.

Confira abaixo algumas fotos antigas da cidade.

Compartilhe

Outras notícias

Veículo invade supermercado DIA e deixa vítimas em Perus

Um veículo, modelo Ducato, de cor branca, desgovernado, invadiu e atropelou várias pessoas que...

Caminhão carregado de madeira tomba na Anhanguera em Cajamar

Um caminhão carregado com madeiras, tombou no início da tarde desta quarta-feira (27), na...

Começa quinta (28) a Paixão de Cristo em Santana de Parnaíba

Começa nesta quinta-feira (28) o segundo maior espetáculo da Paixão de Cristo no Brasil....