sábado, dezembro 10, 2022
spot_img
sábado, dezembro 10, 2022
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Biblioteca de Cajamar conquista Equipamentos de Tecnologia Assistiva

spot_img
spot_img
sábado, dezembro 10, 2022
spot_img

taageero-banner
Foi realizada na última terça-feira (15) no Palácio dos Bandeirantes, a Cerimônia de Assinatura do Termo de Doação dos Equipamentos de Tecnologia Assistiva do Concurso “Acessibilidade em Bibliotecas”. Participaram da cerimônia o Governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin; a Prefeita de Cajamar, Paula Ribas e Vice-Prefeita, Dalete Oliveira; o Diretor Municipal de Cultura e Turismo, Guina Francisco, a Coordenadora da Biblioteca Municipal e responsável pelo projeto, Maria de Jesus; dentre outros.
A biblioteca de Cajamar ganhou os equipamentos após sua participação no Concurso “Bibliotecas Acessíveis”, promovido pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Na ocasião a Biblioteca apresentou o projeto “Enxergar com as palavras”, que tem como objetivo proporcionar a inclusão do público da terceira idade e demais frequentadores da biblioteca, principalmente aquele que tem pouca ou nenhuma visão.
“A intenção do projeto é trazer a comunidade com deficiência visual e motora, estreitando o relacionamento com as bibliotecas e os espaços de leitura, literatura e cultura, buscando alcançar novos públicos e tornando o espaço cada vez mais inovador e democrático, garantindo o acesso para cegos e pessoas com baixa visão”, informou a Prefeita Paula Ribas.
VITA
“Agora temos um espaço específico para atendimento de idosos com baixa visão com equipamentos necessários para atender os deficientes fazendo com que envolvam sua capacidade de memória e habilidades culturais, possibilitando a informação sobre fatos do cotidiano através da sensibilização do uso da audição” – informou o Diretor de Cultura e Turismo, Guina Francisco.
“Enxergar com as palavras era um projeto no qual tinha em mente e que agora virou realidade. Com os equipamentos audiovisuais adequados podemos construir um núcleo de contadores de histórias da terceira idade, possibilitando a interação com outros eventos culturais”, informou a Coordenadora da Biblioteca Municipal e responsável pelo projeto “Enxergar com as palavras”.
Ao todo a biblioteca foi contemplada com o Kit Tipo 1 que contém computador, ampliador automático, scanner leitor de mesa, teclado ampliado, mouse estacionário e software de voz sintetizada para atuação com o software leitor de tela NVDA.

Siga o Destaque Regional nas Redes Sociais

98,544FãsCurtir
21,162SeguidoresSeguir
112SeguidoresSeguir

Mais lidas