spot_img
spot_img

Atenção: Cajamar tem 12 casos suspeitos de Sarampo

O sarampo é uma doença infecciosa, altamente transmissível e contagiosa e pode levar ao óbito. Uma pessoa pode transmitir o vírus para 16 pessoas.

spot_img

Title image box

Add an Introductory Description to make your audience curious by simply setting an Excerpt on this section

sábado, maio 4, 2024
spot_img

Atenção: Quem já tomou duas doses durante a vida, da tríplice ou da tetra, não precisa mais receber a vacina.

A vacina indicada é a tríplice viral, que está prevista no Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde, e é aplicada aos 12 meses de idade, com reforço aos 15 meses. A dose garante imunização contra sarampo, rubéola e caxumba. Crianças, adolescentes e jovens adultos com idade entre 1 e 29 anos (que não tomou quando criança) devem ter duas doses da vacina. Quem tem entre 30 e 59 anos precisa ter, pelo menos, uma dose comprovada.


Cajamar, 14/08/2019 – Doze (12) casos suspeitos de sarampo, sendo quatro possíveis casos importados de outras cidades, estão sendo acompanhados em Cajamar. A doença é altamente contagiosa, podendo ser repassadas facilmente para outras pessoas.

Por enquanto, nenhum paciente ficou internato e, pelo menos por enquanto, todos os pacientes suspeitos passam bem.

Os casos estão sendo investigados e, se confirmados, a Secretaria Municipal de Saúde poderá tomar medidas mais precisas. Cajamar não registra casos da doença há anos. O sarampo é uma doença infecciosa, altamente transmissível e contagiosa e pode levar ao óbito. Uma pessoa pode transmitir o vírus para 16 pessoas.

O sarampo é transmitido através do contato com gotículas do nariz, da boca ou da garganta da pessoa infectada, quando ela tosse, espirra e respira. Entre os principais sintomas estão: febre acompanhada de tosse persistente, irritação ocular, coriza e congestão nasal e mal estar intenso. Há ainda o aparecimento de manchas avermelhadas no rosto, que progridem em direção aos pés, com duração mínima de três dias.

VACINAÇÃO

A vacina é a forma mais eficaz de combater a doença. Todas as pessoas que necessitam ser imunizadas poderão comparecer até uma Unidade Básica de Saúde mais próxima do seu bairro durante a semana para se vacinar.

A tríplice viral normalmente é aplicada em crianças, que devem receber a primeira dose aos 12 meses e a segunda aos 15 meses de idade. Considera-se adequadamente vacinada pessoas que tiverem recebido duas doses depois da idade de um ano.

Pessoas que não se vacinaram quando bebês podem receber a vacina em qualquer momento da vida. Ela será ministrada em duas doses para quem tiver até 29 anos de idade, e em dose única para pessoas após os 30 anos. 

Veja as unidades que estarão aplicando a vacina “SCR” durante a semana: 

– UBS Pq São Roberto 
Endereço: Av. Dr. José Luíz Leme Maciel, 179

– UBS Jordanésia
Endereço: Av. Dr. João Abdalla 850

– UBS Polvilho
Endereço: Rua Timburi 121, Polvilho

– PSF Pq Maria Aparecida
Endereço: R. José Isidro de Oliveira, 259

– PSF Cajamar-Centro
Endereço: Av. Prof. Walter Ribas de Andrade, 544, Centro

Dúvidas ou mais informações pelo telefone: 11 4408-5548 ou 11 4447-5107.

Compartilhe

Outras notícias

Santana de Parnaíba terá doação de animais no sábado (4)

Neste sábado (4/5), compondo a programação da Feira da Mulher, de Santana de Parnaíba,...

Prefeitura de Cajamar faz alterações viárias por conta do Rodeio

Durante a FESTA DO PEÃO DE CAJAMAR, que ocorrerá nos FINAIS DE SEMANA dos dias 3, 4, 5, 10,...
Facebook
X (Twitter)
Instagram