Cajamar Noticias

Notícias

Programa de orientação para combater a Obesidade Infantil tem início em Cajamar

Programa de orientação para combater a Obesidade Infantil tem início em Cajamar
maio 08
13:10 2017

taageero-banner

Prefeitura de Cajamar realizou em abril (20) um encontro para auxiliar os pais sobre orientações das causas e complicações da Obesidade Infantil que, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) a cada três crianças, uma está acima do peso.

A equipe da Diretoria Municipal de Saúde explicou que a Obesidade Infantil caracteriza-se por acúmulo de gordura corporal causada por consumo excessivo de frituras, doces, salgadinhos e outros problemas como sedentarismo, fatores familiares e psicológicos (bullying), e enumeraram algumas doenças decorrentes destes fatores como diabetes, pressão alta, aumento do colesterol, lesões nas articulações, problemas psicológicos, cardiovasculares, respiratórios e diminuição da autoestima.

Melhorar o hábito alimentar aos poucos, incentivando o consumo de legumes, verduras, frutas, aveia, vitaminas e lanches naturais, estabelecendo horários para as refeições, que devem ser feitas longe da televisão, computador ou celular, em ambiente saudável e de preferência junto com a família, e estimular a inclusão de atividades físicas diárias na rotina das crianças foram às recomendações da equipe.
É importante que pais, avós e familiares sejam exemplo para os filhos e que não ofereçam refrigerante, bolachas recheadas e chocolate, como recompensa por alguma boa atitude.

Ao assistir televisão as crianças são incentivadas, nas propagandas dos intervalos comerciais, a comer “besteiras”. Estudos mostram que alimentos multiprocessados são introduzidos na alimentação infantil cada vez mais cedo e como consequência as doenças que eram típicas dos adultos (hipertensão, diabetes e até esteatose hepática (acúmulo de gordura no fígado)) estão sendo comuns em crianças. Por isso as nutricionistas propõem substituir refrigerante por suco natural, iogurtes feitos a partir de leite batido com frutas, em vez dos industrializados e lanches naturais com milho, frango desfiado queijo branco, alface e tomate, picolé de salada de frutas e bolinho de brócolis assado, todos como sugestões de receitas que as mães levaram para casa.

Compartilhar

Artigos Relacionados