Cajamar Noticias

Notícias

Nutricionistas explicam como prevenir a Doença Renal Crônica

Nutricionistas explicam como prevenir a Doença Renal Crônica
abril 03
14:36 2017

UBS de Jordanésia e Polvilho participam de dinâmica para verificar o conhecimento da população sobre o assunto

A equipe da Divisão de Nutrição, realizou dinâmica no início de março na UBS do Polvilho, para verificar o conhecimento da população sobre a prevenção da Doença Renal Crônica.

Foram mostradas placas com figuras de alimentos para que os pacientes identificassem quais alimentos ajudavam ou preveniam o aparecimento da doença e desta maneira explicar como a alimentação influencia na prevenção e tratamento.

Um método utilizado para fixar as explicações foi a analogia feita com o farol de trânsito com as cores vermelha (evite), amarela (modere) e verde (prefira). Consumir diariamente frutas, verduras e legumes, ingerir dois litros de água e utilizar temperos naturais (cebola, alho, salsinha e orégano), fazem parte dos alimentos “verdes”, simbolizando hábitos alimentares saudáveis.

Embutidos (salsicha, linguiça, mortadela, salame, presunto), enlatados (milho, ervilha, azeitonas, palmito), molhos prontos, açúcar, refrigerantes, sucos artificiais, congelados e bebidas alcoólicas, pertencem a lista dos “vermelhos”, a serem evitados, e por fim, os que podem ser consumidos desde que moderadamente, os “amarelos”, como fígado, coração, sarapatel, moela, dobradinha e sal.

A urina espumosa ou com sangue, anemia, cansaço, dor nas costas, nos rins e inchaços, são alguns dos indicativos dos sintomas da doença renal crônica. Histórico familiar, níveis elevados de colesterol, diabetes, pressão alta, tabagismo e obesidade aumentam a possibilidade do desenvolvimento de doenças, entre elas as renais.

A prevenção, segundo as nutricionistas, deve estar associada ao controle da pressão arterial, glicemia, alimentação saudável e realização de exames periódicos de saúde.

Em Jordanésia, a atividade que faz parte de um cronograma da Divisão de Nutrição, para a população de Cajamar, também foi desenvolvida.

Compartilhar

Artigos Relacionados