Cajamar Noticias

Notícias

Filme conta a história do extinto bairro do Gato Preto em Cajamar

Filme conta a história do extinto bairro do Gato Preto em Cajamar
março 31
22:37 2017

O bairro, patrimônio histórico do Brasil, foi destruído durante governo de Daniel Fonseca (PSDB) em meados de 2012

O filme “O Sepulcro do Gato Preto”, contemplado pelo edital do Programa para a valorização de Iniciativas culturais da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, conta a história de um jovem desaparecido, no subúrbio de São Paulo. Na verdade, o jovem desaparecido se trata do extinto bairro do Gato Preto, que foi destruído durante gestão do então prefeito de Cajamar, Daniel Fonseca (PSDB) em meados do ano 2012. O prefeito foi cassado em 2013.

O local, patrimônio histórico não só de Cajamar, mas de todo o Brasil, abrigava famílias e descendentes dos trabalhadores da antiga fábrica de cimento Portland, responsável pelo fornecimento de cimento para construção da cidade de São Paulo e até mesmo da Capital Federal. Porém, o progresso teve seu preço, com histórias de trabalhadores mortos por exaustão e a criação da greve mais longa já registrada, greve essa que originou os grupos de trabalhadores chamados de Pelegos e Queixadas (Ler a matéria sobre assunto). Muito mais que construções, o local contava história e o início do Município de Cajamar. Infelizmente, hoje o local só é lembrado por fotos.

O filme produzido pela Oloeaê, organização de artistas, produtores e ativistas da Grande São Paulo, tem como objetivo atuar nas áreas de Cinema, Musica e Eventos sob a perspectiva do lado sombrio, além dos holofotes.

Vale a pena ver.

Texto: Fernando Crus

“O Sepulcro do Gato Preto”

Compartilhar

Artigos Relacionados