Cajamar Noticias

Notícias

Alunos da EMEB Emerson recebem orientação sobre os perigos do Aedes aegypti

Alunos da EMEB Emerson recebem orientação sobre os perigos do Aedes aegypti
abril 08
12:31 2017

A quinta-feira (30) foi diferente para os alunos da EMEB “Emerson Cruz Machado”. Durante os dois períodos, manhã e tarde, agentes da Vigilância em Saúde ensinaram aos pequenos como prevenir o aparecimento do Aedes aegypti. Desde 2016 a equipe se apresenta em escolas municipais com palestras, orientações e atividades lúdicas.

Andréa Ribas, diretora da escola explica que o trabalho sobre as arboviroses já faz parte da prática das salas de aula. “As professoras planejam uma Sequência Didática que aborda os sintomas das doenças, e as etapas do crescimento e prevenção, através de vídeos, rodas de conversas, leitura e confecção de cartazes”, completou.

Para enriquecer o aprendizado uma parte da equipe (Crislei e Eliana) apresentou um cartaz da Campanha do Ministério da Saúde #ZIKA ZERO – UM MOSQUITO NÃO É MAIS FORTE QUE UM PAÍS INTEIRO, com imagens dos possíveis locais onde o Aedes aegypti se instala para que as crianças montassem em suas mesas um quebra-cabeças formando o cartaz, e em pequenos vidros o ciclo completo da evolução do mosquito foi observado pelos alunos.

A parte mais divertida foi a “caça ao mosquito” realizada no pátio da escola. Desta vez Adriano e Patrick ajudaram na atividade. Metade das crianças, representando mosquitos, com bexigas amarradas no tornozelo tentavam escapar da outra metade, os agentes mirins, identificados por coletes brancos. Enquanto os mosquitinhos “voavam” os agentes estouravam as bexigas e desta forma interrompiam o ciclo.

A brincadeira terminou com alguns objetos espalhados no jardim (descartáveis, pneus e vasos de plantas) para que os alunos dessem o destino correto de acordo com as orientações de combate aos focos: lixo no lixo e retirada da água dos pneus e pratinhos de plantas.

Para elaborar as brincadeiras a equipe contou com a participação da médica veterinária da Vigilância em Saúde, Dra. Juliana Prando.

E como lição de casa os pequenos levaram folders na agenda para mostrarem aos pais.

Compartilhar

Artigos Relacionados